Inovação

Tecnologia mantém para-brisa limpo com mais eficiência

Jet Wiper, da Bosch, melhora a limpeza do vidro do veículo e aumenta a segurança do motorista

2 minutos, 46 segundos de leitura

12/08/2021

Tecnologia mantém para-brisa limpo com mais eficiência
Fotos: Divulgação Bosch

Em dias de chuva, ter um limpador de para-brisa danificado representa visibilidade comprometida e, consequentemente, insegurança para motorista e passageiros. Por isso, é fundamental manter o equipamento em perfeitas condições de uso. A Bosch foi além, ao desenvolver o Jet Wiper, sistema inovador de jato de água inteligente integrado ao braço do limpador de para-brisa. 

O equipamento é eficiente, sustentável e aumenta a segurança automóvel. Ele borrifa um jato à frente das palhetas, limpando o vidro de forma homogênea e sem atrapalhar a visão do motorista. Como faz a lavagem com mais eficiência, o Jet Wiper permite que as montadoras diminuam o tamanho do reservatório do fluido. Isso ajuda a reduzir o peso do veículo e a emissão de CO2 no meio ambiente.

É preferível que o Jet Wiper seja instalado ainda na linha de produção do carro, uma vez que elimina os ejetores convencionais de água sobre o capô.

Sem palheta especial

Os sistemas de limpeza do para-brisa convencionais são projetados para que o jato funcione até uma certa velocidade. Quando o veículo acelera, a corrente de ar tende a aumentar, desviando o fluxo da água. Com isso, o líquido não é direcionado frontalmente no vidro, exigindo que o motorista aciona o limpador mais vezes. 

O Jet Wiper é diferente, porque não desperdiça água. A pulverização acontece quando o braço do limpador está se movendo para cima. Esse movimento possibilita que o líquido seja imediatamente recolhido pelas duas palhetas e espalhado em toda a superfície do para-brisa.

Outro benefício para o usuário é que o Jet Wiper não precisa de palhetas específicas e o limpador pode ser aquecido de acordo com a temperatura externa. Um sensor ativa o aquecimento dos elementos da mangueira e do ejetor, tornando a tecnologia ideal para regiões onde frio é mais rigoroso.

Como manter o item

Bosch apresenta sistema inovador para limpeza do para-brisa

Com ou sem Jet Wiper, porém, não é preciso esperar as chuvas para fazer a manutenção das palhetas. Afinal, as oscilações de temperatura interferem na eficiência do item. O tempo seco e a maior incidência de raios UV afetam a composição da borracha e diminuem a vida útil do equipamento. 

Segundo a Bosch, o ideal é substituir as palhetas uma vez por ano ou se estão riscando ou formando faixas no vidro. A trepidação também é um sinal de que elas precisam ser trocadas imediatamente. Manter o acessório em boas condições é simples: basta limpar as lâminas de borracha com um pano umedecido em água e sabão neutro. Jamais use querosene ou outros produtos químicos.

Tente deixar a borracha úmida, esguichando água com frequência. Na hora de abastecer o tanque do carro, aproveite e peça ao frentista para limpar os vidros. Ao substituir as palhetas, verifique a condição do motor e do braço do limpador e confira se o esguicho de água está desobstruído e corretamente posicionado. A Bosch possui portfólio completo de palhetas como, por exemplo, a linha Aerofit, com novo conector e limpeza otimizada e silenciosa. Um diferencial do produto é a tecnologia Double Lock, que oferece maior durabilidade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login